Dia 17 de Abril os poderosos Helicópteros de ataque Mil Mi-35 Hind irão fazer 11 anos de operação na FAB. O mais impressionante nesses 11 anos é a confiabilidade da aeronave, de fato é a primeira aeronave de ataque da FAB a completar uma década sem perdas operacionais. Isso operando em um ambiente hostil para aeronaves a alta umidade misturado com o calor extremo da Amazônia. Com seus poderosos mísseis ATGM ATAKA o Mil Mi 35 AH-2 Sabre pode desmantelar quaisquer tipo de ataque blindado antes mesmo que os tanques inimigos vejam os nossos Leopards 1A5. De fato nenhuma força blindada sul americana teria alguma chance contra os AH-2 SABRE. Há 11 anos, no dia 17 de abril de 2010, ocorreu, na Base Aérea de Porto Velho (RO), a cerimônia oficial de incorporação dos helicópteros Mi-35M na Força Aérea Brasileira (FAB). As atividades da cerimônia de entrega foram iniciadas no dia anterior, com a realização de uma Missa em Ação de Graças e com o Lançamento da Pedra Fundamental do Esquadrão Poti (2º/8º GAV), marcando definitivamente a presença da Unidade Aérea na capital rondoniense. Os 12 helicópteros recebidos pelo Esquadrão foram entregues em quatro lotes com três aeronaves cada e, atualmente, acumulam mais de 8 mil horas de voo. O vetor representa um enorme ganho operacional para o Esquadrão Poti, que passou a voar uma aeronave genuinamente de ataque, preenchendo uma lacuna operacional que existia na FAB antes da sua chegada. Desenvolvido a partir do helicóptero russo Mi-24, o Mi-35M incorpora várias inovações tecnológicas, mantendo as características principais de seu antecessor, que são o poder de fogo, a blindagem e a robustez. O helicóptero é capaz de realizar missões em ambientes de baixa visibilidade, nos períodos diurno e noturno. Possui um canhão de 23mm de alta cadência fixado a uma torreta móvel sob o seu nariz e pode, ainda, ser configurado com lançadores de mísseis ar-superfície Ataka e foguetes não-guiados de 80mm. O emprego dos armamentos é realizado com o auxílio do sistema eletrônico e óptico Giro-estabilizado GOES-342, que permite a detecção e a identificação de alvos por meio de imagem TV ou termal. Dentre os seus sistemas defensivos, pode-se destacar o RWR (Radar Warning Receiver), IR (infrared) jammer e flare, além do supressor de calor na saída dos motores. Fotos: Tenente Enilton, Sargento Resende, Sargento Johnson, Sargento Guto, Cabo V. Santos / CECOMSAER/ Ala 8.Curiosidades Da Aviação https://www.facebook.com/1585011498236601/posts/5330226943715019/